XXIV Encontro da Regional Nordeste da FAUBAI

Notícia / 2020-12-04

Banner FAUBAI 2020

Na tarde desta Quarta-Feira, 02/12/2020, a Assessoria de Relações Internacionais da Escola Politécnica de Pernambuco, ARI@POLI, participou do “XXIV Encontro da Regional Nordeste da FAUBAI” em sua Quarta Mesa Redonda: “A internacionalização e o Consórcio Nordeste : uma construção de política pública coletiva“.

Com a mediação do Magnífico Reitor da Universidade de Feira de Santana (UEFS), Evandro do Nascimento Silva, esta Quarta Mesa também contou com as ilustres presenças: do Excelentíssimo Senhor Governador do Piauí, Wellington Dias, atual Presidente do Consórcio Nordeste; da Secretária de Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI-BA), Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro; da Presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), Maria Leonor Maia (Nona); e do Magnífico Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Henrique de Barros Falcão, pela pessoa do Professor Doutor Karl Schurster Veríssimo de Souza Leão, Assessor de Relações Internacionais da UPE (ARI/UPE).

Participantes

Iniciada com a breve saudação aos participantes pela Presidente da FAUBAI, a primeira exposição foi desenvolvida pelo Ex.mo Sr. Wellington Dias na apresentação do Consórcio Nordeste: o Histórico regional no início do milênio ao dias atuais: das Lideranças políticas que o propiciaram, e sua evolução a partir do 1º fórum dos governadores do Nordeste e de semelhantes parcerias interestaduais; sua organização administrativa, em conselhos e câmaras técnicas; ações destaques já desenvolvidas; e propostas para o futuro; que já indicam grandes aprendizados na relação e manejo supra estadual, a exemplo das ações de enfrentamento e monitoramento de saúde. Apontou a integração regional como oportunidade de obter vantagens comparativas, ganhos de escala e melhor enfrentamento a adversidades favorecendo a autonomia e autossuficiência da região e ressaltou o papel benéfico de novos contatos e parcerias com âmbitos internacionais e nacionais; finalizou reiterando o potencial de ganhos possíveis na integração da cooperação interinstitucional.

A Secretária Adélia Pinheiro deu continuidade ao abordar os desafios representados pela nova conjuntura, em especial no advento da Pandemia de COVID-19, nos âmbitos nacional e internacional, e seus impactos e relações com a Internacionalização. Explicitou medidas tomadas no estado baiano e ganhos obtidos nas articulações interestaduais e associações, a exemplo do Consórcio Nordeste, citando o caso da cooperação em nível de educação básica da qual participam a Bahia, e mais 4 unidades federativas da região.

O Prof. Karl, na representação da UPE, trouxe à mesa o papel e importância das universidades no processo de elaboração de políticas públicas: Ressaltou a atuação ativa e proeminente cabível às universidades nos processos de integração e o incentivo à valorização de tendências e produções de soluções locais. E concluiu expondo ideias de propostas de cooperação de que cita a necessidade de formação de um curso de Português Instrumental, em linha com as novas tendências de integração e internacionalização a nível global.

Finalizando-se esta última exposição teve sequência a sessão de perguntas, elaboradas pelo público e direcionadas aos expositores, seguida dos agradecimentos finais e fechamento da Quarta Mesa pela equipe organizadora.