A Universidade de Pernambuco (UPE) teve sua origem na Fundação Superior de Ensino de Pernambuco – FESP, Instituto desde 1965, de um grupo de Unidades de Ensino Superior pré-existentes no Estado. Extinta a FESP, em 1990, foi criada em seu lugar, pela Lei Estadual nº 10.518, de 29 de novembro de 1990, pela Fundação Universidade de Pernambuco, pela instituição de direito público que viria a ser o novo detentor da nova Universidade de Pernambuco, pela Portaria Ministerial nº 964, de 12 de junho de 1991.
Vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia do Estado de Pernambuco (SECTEC), um patrimônio da sociedade deste Estado. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco através do ensino, pesquisa e extensão universitária.
A UPE é uma instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do Estado. No seu complexo multicampi, formado por 15 unidades de ensino e três grandes hospitais, distribuídos em Recife e Região Metropolitana, na Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.
Além das unidades de ensino e saúde, integram também o complexo universitário da UPE em Vitória e quatro escolas de ensino fundamental e médio (Escola de Recife e Escolas de Aplicação).
A visão da Universidade é ser reconhecida pela sociedade e diversas instâncias de governo, por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado, por causa da sua excelência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, assumindo, definitivamente, como Universidade Estatal, Pública e Gratuita.
A presença da instituição Universidade nas diferentes regiões e cidades desempenha um papel crucial no desenvolvimento social e econômico em que se insere, gerando não a formação de profissionais, como também a construção de conhecimentos e difusão articulada nas comunidades envolvidas na articulação do ensino, pesquisa e extensão.
Confira o site da Assessoria de Relações Internacionais da UPE e Welcome to UPE