Come Candidarsi

Processo de Inscrição para Alunos de Graduação e Pós-Graduação

Estudantes estrangeiros de instituições de ensino superior interessados em se inscrever em cursos de graduação ou pós-graduação na Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE) devem fornecer a documentação listada abaixo, com a ciência da sua instituição de origem. É importante notar que, para programas de intercâmbio acadêmico, deve haver um acordo de cooperação vigente entre ambas as universidades, a instituição de origem e a UPE.

Passos anteriores ao preenchimento do formulário:

  • Leia o Welcome to POLI;
  • Entre em contato com o professor coordenador do curso que desejas para solicitar uma sugestão de professor tutor (um e-mail com um texto curto relatando os motivos porque deseja estudar na POLI/UPE, qual a sua área de estudo e quais as suas expectativas em relação ao programa de mobilidade);
  • Entrar em contato com seu professor tutor para preencher o plano de estudos e pedir pela assinatura da carta de aceite tutoria para mobilidade in (Para o plano de estudos, os estudantes devem selecionar os cursos que eles/elas desejam estudar em suas respectivas áreas de engenharia com a ciência de seu professor tutor da POLI/UPE e de sua instituição de origem);
  • Preencher o formulário de Inscrição.

Documentação a ser fornecida:

  • Fotografia do estudante;
  • Cópia do passaporte;
  • Histórico escolar atualizado (original e tradução em Português simples, reconhecida pela instituição de origem);
  • Declaração de aceite de tutoria para mobilidade IN de um professor da POLI/UPE;
  • Plano de estudos;

Se planeja escrever aqui o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido por TFC – Trabalho Final de Curso – equivalente à Final Thesis), você também precisará de uma carta descrevendo a área do seu projeto de pesquisa, o assunto em que você está interessado em abordar e ter o aceite de um professor da POLI/UPE que deverá ser o seu orientador.

Para o Plano de Estudos, o/a estudante deve selecionar os cursos que tem interesse na respectiva área de engenharia, com a ciência do seu professor orientador da POLI/UPE e da sua instituição de origem.

Veja os cursos de graduação nos links abaixo:

Veja sobre os cursos de pós-graduação abaixo:

O ano acadêmico brasileiro é dividido em dois (02) semestres: o primeiro semestre é de fevereiro a julho e o segundo semestre é de agosto a dezembro. O calendário acadêmico geralmente é publicado no site da POLI ou da UPE.

Uma coisa importante que você precisa saber: todas as nossas aulas são ministradas em português, por isso recomendamos que você tenha um nível de idioma B1, isso tornará seu tempo aqui mais lucrativo para você.

A Universidade também fornecerá aulas de português gratuitamente.

Após o preenchimento do formulário:

Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail international@poli.br

Quando recebermos seu formulário preenchido, poderá ser agendada uma chamada de vídeo apenas para conhecê-lo melhor e para falar sobre nossa Universidade

Depois de aprovado internamente, nosso Escritório de Relações Internacionais enviará a você uma Carta de Aceitação, necessária para o seu pedido de visto de estudante. Se ainda não o fez, recomendamos que entre em contato com o consulado brasileiro mais próximo para verificar o processo e a documentação do visto.


Assista o nosso vídeo sobre o processo de inscrição